top of page
blog.jpg
  • Alexandre Ferraz

Um basta para a afta.

Aftas são pequenas lesões dolorosas que podem aparecer na sua boca, bochechas, gengivas ou até mesmo embaixo da língua e durar alguns dias. As aftas são facilmente identificadas por suas características morfológicas (ovais e brancas com bordas vermelhas) e também pelo desconforto causado. Sua ocorrência pode estar associada a diferentes fatores como um machucado na boca (tratamento dentário, escovação, prática de esportes, mordida na bochecha), alimentação muito ácida, alguns tratamentos medicamentosos, estresse, baixa imunidade, entre outros.



Existem vários tratamentos caseiros que são popularmente indicados como: bochecho com água e sal, mascar um cravo-da-índia ou passar bicarbonato na afta. Contudo, muitos destes tratamentos causam uma desagradável ardência e dor no local da aplicação. Nesse sentido, recentemente foi lançado no mercado Ad-Muc®. Esse medicamento fitoterápico é apresentado na forma de uma pomada que foi preparada com extrato de Camomila (Matricaria recutita) e não apresenta nenhum destes desconfortos associados aos tratamentos populares. Por sinal, a coloração marrom escuro dessa pomada é normal, a qual é característica dos extratos vegetais.

A pomada deve ser aplicada com as mãos limpas diretamente sobre a região afetada. O efeito está ligado a presença de flavonoides e óleos voláteis das flores de Matricaria recutita e o tratamento normalmente apresenta rápida recuperação sem dor no local da lesão. Contudo, devemos evitar o uso em pacientes que apresentem sangramento na gengiva ou mucosa.

AVISO LEGAL:

  • Este site não indica o consumo de plantas (rasuradas ou moídas) in natura nem traz orientações sobre preparações caseiras a partir de plantas medicinais. Recomendamos atenção especial ao uso de plantas cultivadas domesticamente ou cuja a espécie não foi identificada por um profissional capacitado.

  • O conteúdo deste site é embasado em documentos oficiais e artigos científicos publicados na literatura nacional e internacional bem como as bulas dos medicamentos registrados pela Anvisa. Este site tem caráter educativo com imagens ilustrativas e busca auxiliar profissionais de saúde que irão tratar seus pacientes com medicamentos fitoterápicos. 

  • O conteúdo deste site não substitui a consulta ao profissional de saúde que acompanha e orienta o paciente. Qualquer consumo do medicamento fitoterápico é de total responsabilidade do paciente e seu prescritor. 

  • O autor é terminantemente e enfaticamente contra a auto-medicação. Este site não recomenda o uso de medicamentos sem a orientação de um profissional da saúde e não se responsabiliza pelo mau uso de seu conteúdo para tanto.

  • O autor se empenhou para citar e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de qualquer material usado neste site, dispondo-se a possíveis atualizações caso alguma referência tenha sido omitida.

bottom of page