- Alexandre Ferraz
Entenda a diferença entre Medicamentos Fitoterápicos e Fitofármacos
Pode parecer confuso, mas medicamentos fitoterápicos e fitofármacos não são sinônimos. Na verdade são duas classes de medicamentos bem definidas com normas e características muito distintas.

O Elixir Paregórico (Catarinense Pharma) é um medicamento fitoterápico, pois ele foi preparado a partir do extrato da planta medicinal Papaver somniferum. Esse extrato contém centenas de substâncias naturalmente produzidas por esta planta e dentre elas está a morfina. Como se trata de uma mistura complexa foi necessário determinar a quantidade de morfina presente no extrato para garantir que o medicamento fitoterápico irá atender aos critérios pré-estabelecidos de qualidade e segurança.
Por outro lado, a morfina que é isolada de Papaver somniferum, mantem sua estrutura química inalterada e apresenta uso farmacológico como analgésico e por isso é denominada como um fitofármaco.
Contudo, quando uma substancia isolada de uma planta medicinal tem sua estrutura química original modificada em um laboratório, seja para diminuir a toxicidade ou melhorar o efeito farmacológico, passa a ser classificada como um medicamento sintético.
Um exemplo é a quinina obtida de Cinchona pubescens e usada com sua estrutura inalterada no tratamento da malária. Quando essa estrutura química foi modificada dando origem a cloroquina, ela deixou de ser classificada como fitofármaco passando a ser considerada como um medicamento sintético.