top of page
blog.jpg
  • Alexandre Ferraz

Entenda a diferença entre Medicamentos Fitoterápicos e Fitofármacos

Pode parecer confuso, mas medicamentos fitoterápicos e fitofármacos não são sinônimos. Na verdade são duas classes de medicamentos bem definidas com normas e características muito distintas.


O Elixir Paregórico (Catarinense Pharma) é um medicamento fitoterápico, pois ele foi preparado a partir do extrato da planta medicinal Papaver somniferum. Esse extrato contém centenas de substâncias naturalmente produzidas por esta planta e dentre elas está a morfina. Como se trata de uma mistura complexa foi necessário determinar a quantidade de morfina presente no extrato para garantir que o medicamento fitoterápico irá atender aos critérios pré-estabelecidos de qualidade e segurança.

Por outro lado, a morfina que é isolada de Papaver somniferum, mantem sua estrutura química inalterada e apresenta uso farmacológico como analgésico e por isso é denominada como um fitofármaco.

Contudo, quando uma substancia isolada de uma planta medicinal tem sua estrutura química original modificada em um laboratório, seja para diminuir a toxicidade ou melhorar o efeito farmacológico, passa a ser classificada como um medicamento sintético.

Um exemplo é a quinina obtida de Cinchona pubescens e usada com sua estrutura inalterada no tratamento da malária. Quando essa estrutura química foi modificada dando origem a cloroquina, ela deixou de ser classificada como fitofármaco passando a ser considerada como um medicamento sintético.


Comments


AVISO LEGAL:

  • Este site não indica o consumo de plantas (rasuradas ou moídas) in natura nem traz orientações sobre preparações caseiras a partir de plantas medicinais. Recomendamos atenção especial ao uso de plantas cultivadas domesticamente ou cuja a espécie não foi identificada por um profissional capacitado.

  • O conteúdo deste site é embasado em documentos oficiais e artigos científicos publicados na literatura nacional e internacional bem como as bulas dos medicamentos registrados pela Anvisa. Este site tem caráter educativo com imagens ilustrativas e busca auxiliar profissionais de saúde que irão tratar seus pacientes com medicamentos fitoterápicos. 

  • O conteúdo deste site não substitui a consulta ao profissional de saúde que acompanha e orienta o paciente. Qualquer consumo do medicamento fitoterápico é de total responsabilidade do paciente e seu prescritor. 

  • O autor é terminantemente e enfaticamente contra a auto-medicação. Este site não recomenda o uso de medicamentos sem a orientação de um profissional da saúde e não se responsabiliza pelo mau uso de seu conteúdo para tanto.

  • O autor se empenhou para citar e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de qualquer material usado neste site, dispondo-se a possíveis atualizações caso alguma referência tenha sido omitida.

bottom of page