- Alexandre Ferraz
Conheça o medicamento fitoterápico desenvolvido para auxiliar o tratamento da espasticidade
A partir de importantes danos neurológicos como acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, entre outros o paciente pode que pode desenvolver a espasticidade. Este distúrbio é caracterizado por um aumento do tônus muscular que leva a uma tensão muscular exagerada em músculos em repouso. A espasticidade causa dor e uma redução do movimentos voluntários, e se não for tratada, pode evoluir aumentando a rigidez muscular e até produzir deformidades articulares.
O tratamento da espasticidade normalmente envolve ações não farmacológicas da fisioterapia, aliada ao uso de fármacos (relaxantes musculares, agentes espasmódicos ou injeções com bloqueadores do sistema nervoso periférico). Contudo, recentemente, entrou no mercado um medicamento fitoterápico com uma via de administração diferente. Ziclague tem uso tópico na forma de spray contendo o óleo volátil das folhas de Alpinia zerumbet.
Ainda, o ziclague tem vantagens importantes frente aos demais tratamentos pois, devido ao uso tópico do óleo volátil, torna-se um medicamento muito fácil de usar e ainda poderá apresentar alta adesão ao tratamento, pois possui baixo risco de intoxicações, efeitos adversos e interações medicamentosas. Importante destacar que os óleos voláteis puros possuem elevada toxicidade e seu uso terapêutico deve ser sempre em pequenas dosagens conforme desenvolvidos nos medicamentos fitoterápicos e não devem ser aplicados sobre mucosas ou pele que não esteja íntegra.
Comments